Ortodontia

O sorriso é o espelho da alma!

Lindo sorriso

O que é a Ortodontia?

Especialidade Odontológica que visa , através de aparelhos móveis e fixos, a colocação dos dentes em posições mais adequadas, melhorando funcionalmente a distribuição de forças durante a mastigação e, por conseguinte, protegendo o periodonto (osso de suporte e o tecido gengival) e a ATM (Articulação Têmporo-Mandibular, formada pela mandíbula e o crânio).

O correto alinhamento dos dentes, além de favorecer a manutenção de uma boa higiene oral, com conseqüente diminuição do risco de cárie e doença periodontal, tem grande valor estético, proporcionando um sorriso mais atraente, cartão de visita que abre muitas portas.

Tratamento e Tempo de Tratamento

Tratamento: O tratamento ortodôntico é executado de acordo com um planejamento baseado em informações clínicas, como o exame da cavidade bucal e análise facial, além de outras, advindas de exames complementares como radiografias e escaneamento intra-oral. A decisão do que fazer será tomada com base científica e  muito bom senso, mas influenciada pela experiência do profissional e o tipo de sua formação. Você deve considerar portanto, que a opção de tratamento sugerida não é única.

Tempo de tratamento: De maneira geral, este varia entre 24 e 36 meses. Caso se prolonge além da média, converse com seu ortodontista.

Idade Ideal e Limite

Na grande maioria dos casos inicia-se o tratamento ortodôntico, chamado preventivo, quando erupcionam os primeiros dentes permanentes, por volta dos 6, 7 anos de idade. No entanto, algumas situações especiais, como nos casos de mordida cruzada anterior ou posterior, mordida aberta e outros, deve-se abordar ainda mais precocemente, em fase de dentição decídua (“dente de leite”).

Quanto a idade limite para se iniciar o tratamento, se houver indicação e saúde periodontal (osso de suporte e tecido gengival saudável), este poderá ser executado independentemente de idade cronológica. Situação aliás que merece destaque, dado ao número crescente de adultos em tratamento ortodôntico nos consultórios, incentivados também pelo surgimento de aparelhos estéticos e alinhadores transparentes.

At the Dentist

Orientações

Cuidados com aparelhos fixos

Higienização com aparelhos fixos

224753-entenda-como-cuidar-do-seu-aparel

Cuidados com aparelhos removíveis

shutterstock_327684332.jpg

Orientações para  aparelho extrabucal

7035001-casquete-ortodontico-regulavel-9

Orientações sobre o disjuntor maxilar

img_1901.jpg

Contenção