Cuidados com

aparelhos removíveis

shutterstock_327684332.jpg

Adaptação do aparelho

Aparelhos removíveis ou móveis são dispositivos ortodônticos, para tratamento de más-oclusões leves, ortopédicos, utilizados para tratar desarmonias esqueléticas ou contenções pós tratamento ortodôntico fixo.

As orientações de uso fornecidas pelo ortodontista devem ser seguidas rigorosamente e dependem de cada caso. Algumas regras, entretanto, são comuns a todos os tratamentos. Não se deve ficar, por exemplo, brincando de desencaixar o aparelho com a língua, bem como a sua remoção deve ser realizada pela porção posterior e nunca pela anterior, devido ao risco de deformar o arco.

Escove sempre o aparelho móvel, para evitar que ele fique amarelado ou com mau cheiro. Uma vez por semana, deixe-o mergulhado por 5 minutos numa solução de água (o suficiente para cobrir o aparelho) e 1 comprimido de “Corega Tabs”. Se o aparelho cair em locais sujos, sua desinfecção deverá ser realizada com anti-séptico. Nunca coloque-o em água quente, sob o risco de distorcê-lo permanentemente.

Enquanto os aparelhos removíveis não estiverem na boca, estes nunca deverão ser colocados no bolso, em cima da geladeira ou embrulhados em guardanapos, evitando assim, perdas ou quebras desnecessárias. A caixa plástica, fornecida pelo seu ortodontista, é o lugar ideal para guardar os aparelhos removíveis.

Se por acaso o aparelho quebrar, procure rapidamente o seu ortodontista, uma vez que só ele terá condições de ajustá-lo. Não tente arrumá-lo sozinho.

Lembre-se: o lugar ideal do seu aparelho removível é a boca!!! Remova-o somente para se alimentar e siga as orientações do seu ortodontista.

O sucesso do tratamento ortodôntico depende da sua colaboração.