Cuidados com

aparelhos fixos

Adaptação do aparelho

Nos primeiros dias, a mucosa dos lábios poderá ficar sensível, devido ao atrito com os bráquetes e tubos. Neste caso, coloque um pedaço de cera ortodôntica (que lhe será fornecida), pressionando-a levemente sobre a peça que estiver incomodando. Após alguns dias, forma-se uma camada mais resistente sobre a mucosa, dando fim a este desconforto.

Após as consultas ortodônticas (manutenções) uma certa mobilidade nos dentes é esperada e normal. É comum os clientes experimentarem algum desconforto ou mesmo uma leve quantidade de dor (especialmente durante as refeições) por um período variável de 2 ou 3 dias. Se esta mobilidade e dor forem muito intensa e persistente, marque uma nova consulta com seu ortodontista para orientação.

Cuidados com a alimentação

A alimentação é um ponto muito importante a ser observado para quem usa o aparelho fixo. As colagens dos bráquetes resistem às forças geradas para movimentar os dentes, mas não suportam forças exageradas, transmitidas quando se morde fortemente alimentos ou objetos duros.

Não se deve alterar toda a alimentação durante o tratamento e sim evitarmos os alimentos duros e pegajosos, uma vez que poderão quebrar o aparelho e como conseqüência machucar a boca e atrasar o tratamento ortodôntico. Também não se deve abusar de alimentos que contenham muito açúcar, devido ao risco de provocarem manchas brancas permanentes de descalcificação e cáries. Alguns alimentos deverão ser eliminados do nosso cardápio, como exemplo: balas, goma de mascar, pipoca, azeitona com caroço, amendoim, gelo, etc. Morder objetos duros como lápis e canetas também devem ser evitados.

Cuidados com a higienização

Para a obtenção de uma boa saúde oral é imprescindível uma higiene bucal eficiente. Com o uso do aparelho ortodôntico, essa higiene se torna ainda mais importante e um pouco mais demorada de ser executada. Porém, para se evitar o aparecimento de cáries, manchas brancas e problemas na gengiva, é muito importante que, diariamente, seja feita uma escovação detalhada.

Seu ortodontista vai explicar detalhadamente cada passo da limpeza, e caso reste alguma dúvida, não hesite em perguntar.